quarta-feira, 2 de setembro de 2020

6ºA e 6º TARDE

 HISTÓRIA                       PROFº DOUGLAS                  

https://www.youtube.com/watch?v=YASj3aqKIes&t=59s


TEMA : "LUDUS LATRUNCULORUM"

HABILIDADES : EF06HI12 - ASSOCIAR O CONCEITO DE CIDADANIA A DINÂMICAS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO NA GRÉCIA E ROMA ANTIGAS.

OBJETIVOS-- * ASSOCIAR AS LÓGICAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA GRECO-ROMANA AO IDEAL DE CIDADANIA COMM VISTAS À EXCLUSÃO NA GRÉCIA E NA ROMA ANTIGAS. IREMOS COMPARAR A NOÇÃO DE CIDADANIA COMO CONSTRUÇÃO HISTÓRICO - SOCIAL;

* COMPREENDER OS SIGNIFICADOS DO CONCEITO DE "IMPÉRIO" E AS LÓGICAS DE CONQUISTA, CONFLITO E NEGOCIAÇÃO DESSA FORMA DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA.

RESUMO DO PROFESSOR

NA AULA PASSADA JÁ VIMOS QUE SER UM CIDADÃO EM ROMA NÃO É O MESMO QUE SER UM CIDADÃO HOJE, ENTÃO NA AULA DE HOJE  VAMOS CRIAR UM JOGO. O JOGO LUDUS LATRUNCULORUM ERA DE TABULEIRO E O LUDUS DUODECIM DE 12 MARCAS, COMO VIMOS ANTERIORMENTE ROMA ERA HABITADA POR UMA ELITE CHAMADA DE CIDADÃOS E O QUE MAS FUNCIONAVA NA ÉPOCA ERA O TRABALHO DE ESCRAVOS E TAMBÉM EISTIAM OS PLEBEUS. A ESCRAVIDÃO DA ROMA ANTIGA ERA A BASE DE TODO  O SISTEMA ECONÔMICO E COMO MANTER ESSA QUANTIDADE DE PESSOAS TRABALHANDO PARA UM UNICO IMPERADOR!?

VEJAM O TABULEIRO DA TELA E DA LOUSA QUE EXPLICAM COMO O JOGO FUNCIONA, OS MENINOS RESPONDERÃO AS PERGUNTAS DO PROF º CARLOS NERI E AS MENINAS DA PROFª JANAINA JARDIN, O PROFº CARLOS NERI É O PRIMEIRO A JOGAR O DADO E RESPONDER A PRIMEIRA PERGUNTA DE UMA FICHA. RESPONDAM AS PERGUNTAS SE FOR MENINA OU MENINO.

EXEMPLO:

1ª PERGUNTA- FICHA 3- MENINOS

2ª PERGUNTA-FICHA 1- MENINAS

"             "                       CONTINUEM RESPONDENDO..


Nenhum comentário:

Postar um comentário

8º A e 8º B- TARDE