quarta-feira, 30 de setembro de 2020

6º ano A e B- TARDE

 RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO    6º ano A e 6º ano B


PROFº DOUGLAS                               MATERIA: HISTÓRIA 

RESPONDAM ESSA QUESTÕES QUE SÃO A RESPEITO DA CHEGADA DO HOMEM AO CONTINENTE AMERICANO.

1.1. Em uma roda de conversa organizada pelo(a) seu(sua) professor(a), discuta com seus colegas sobre as seguintes questões e faça os registros no seu caderno. 

a) Quais são os meios de transporte que existem atualmente? Esses transportes sempre existiram e eram iguais aos de hoje? 

b) Como será que os primeiros humanos se locomoviam? 

c) Como vocês imaginam que teria sido a chegada do homem ao continente americano? 

d) Utilizando o seu conhecimento, registre no seu caderno o que são continentes e quais são eles? 

IDEIAS DO PROFESSOR 

EXISTEM CERTAS TEORIAS QUE DIZEM COMO O HOMEM CHEGOU AO CONTINENTE AMERICANO E UMA DELAS É A O DO ESTREITO DE BERING QUE ELE AO SAIR DA ÁSIA PASSOU POR UM CAMINHO CONGELADO PARA ATRAVESSAR O MAR, O TEXTO ABAIXO MOSTRA TODAS AS TEORIAS QUE EXISTEM INCLUSIVE A DE BERING.

2.1 Leia as informações abaixo com atenção: 

Existem diversas teorias sobre a chegada dos humanos ao atual continente americano. Entre elas estão: 

• Teoria do Estreito de Bering – Essa hipótese diz que o homem teria vindo da Ásia através do Estreito de Bering, que se encontrava congelado devido às baixas temperaturas e serviu como ponte entre os continentes, tornando possível a passagem dos grupos humanos. 

• Teoria da rota costeira – Afirma que os homens americanos teriam vindo da Ásia em pequenos barcos, navegando próximo à costa até chegarem à América. 

• Teoria do povoamento pelas ilhas do Oceano Pacífico – De acordo com essa teoria, acredita-se que os homens da Ásia teriam realizado uma travessia pelo Oceano Pacífico, navegando de ilha em ilha em pequenas embarcações até chegarem à América do Sul. 

• Teoria da Migração Atlântica – Esta hipótese afirma que alguns habitantes da Europa teriam navegado pelo oceano Atlântico em barcos feitos de couro e chegado ao norte do continente americano. 

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. 

a) Com o auxílio do seu livro didático ou de outros meios, pesquise mais sobre cada uma das teorias acima, atentando-se para a viabilidade de cada uma delas. Depois, escolha uma hipótese e crie uma justificativa apontando o motivo que levou você considerar que foi assim que ocorreu o povoamento da América. Anote tudo no seu caderno. 

b) Rotas das primeiras migrações humanas. Para desenvolver esta atividade, siga os passos e utilize o Mapa-Múndi Mudo13. 

Passo a Passo: 

1º Com o auxílio de um livro didático ou de um Atlas Histórico ou Geográfico, localize no mapa a África, a América, a Ásia, a Europa, a Oceania e os Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. 

2º Crie uma legenda para identificar os continentes, os oceanos e as rotas de migração. 

3º Escreva os nomes dos continentes e dos oceanos. 

4º Desenhe as setas com as possíveis rotas do povoamento da América. Para a atividade, se possível, apresente para os estudantes mapas-múndi (podem ser selecionados no livro didático - PNLD ou mesmo projetado, caso a escola disponha de recursos), assim sendo, a proposta é que localizem e escrevam os nomes dos continentes e oceanos no mapa do “Caderno do Aluno”. Esta atividade também poderá ser trabalhada de forma interdisciplinar com o componente de geografia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

8º A e 8º B- TARDE