TEMA- AS RELAÇÕES DE PODER A PARTIR DAS CONQUISTAS DA EUROPA.
VAMOS APRENDER NESSA AULA COMO FORAM AS CONSEQUÊNCIAS DA COLONIZAÇÃO PARA OS INDIOS E FORMAS DE SUAS RESISTENCIAS.
DEPOIS APARECERÁ A PRIMEIRA PERGUNTA.
O QUE SÃO AS RELAÇÕES DE PODER?
LOGO APÓS REFLITAM NA MAIORIA DAS HISTÓRIA EXISTEM DUAS VISÕESDO QUE ACONTECEU E ESSAS VISÕES PODEM SER DIFERENTES.
DEPOIS OBSERVEM AS IMAGENS DOS CONQUISTADORES HERNÁN CORTE E PIZARRO QUE CONQUISTARAM OS ASTECAS E INCAS.
CONTINUEM FAZENDO AS ATIVIDADES.
A IMAGEM É UMA REUNIÃO FAMILIAR DE UM POVO PRÉ COLOMBIANO, ESSA IMAGEM É MAIS ANTIGA MAS NÃO SIGNIFICA QUE ESSES POVOS TENHAM SUAS TECNOLOGIAS ENTÃO NÃO É BOM TERMOS UM OLHAR ETNOCENTRICO ( PRECONCEITUOSO) NESSE CASO SOBRE ESSAS CULTURAS, POIS NOSSA CULTURA É PADRÃO PARA AS OUTRAS, NESSE CASO ESSAS SOCIEDADES ERAM AVANÇADASTINHAM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO, PIRAMIDES E ARGAMASSA.
depois façam as atividades valendo nota.
ATIVIDADE 1
FAÇA UMA PESQUISA SOBRE A EXTRAÇÃO DO PAU BRASIL DESDE O SEU INÍCIO ATÉ OS NOSSOS DIAS, A FIM DE EXPLICAR POR QUE ESSA ESPECIE ESTÁ EM EXTINÇÃO.
MINIMO 1 FOLHA.
ATIVIDADE 2
AO ASSISTIR AO VÍDEO PRESENTE NO QR CODE DA REPRODUÇÃO EM 3D DE SÃO MIGUEL ARCANJO, VOCÊ CONSEGUIU PERCEBER COMO AS MISSÕES ERAM ORGANIADAS?
EXPLIQUE O QUE CHAMOU A ATENÇÃO.
ATIVIDADE 3
PESQUISE UMA DAS ETNIAS INDÍGENAS: TUPINAMBÁ; IANOMÂMI; GUARANI; TIKUNA; TERENA; KAIAPÓ; KRENAK; XAVANTE.
REGISTRE NO SEU CADERNO OS DADOS COLETADOS NA PESQUISA E ELABORE UM CADERNO INTERATIVO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário